2010-08-19

Oliveiras e Proenças - Sepultura armoriada, Aldeia Nova do Cabo.



MANUEL NUNES DE OLIVEIRA (c. 1644)?


Igreja Matriz de Aldeia Nova do Cabo,
porta lateral do lado Nascente, (4 sepulturas)
Igreja Matriz de Aldeia Nova do Cabo






















Junto à porta lateral do lado Nascente da Igreja Matriz de Aldeia Nova do Cabo, encontram-se quatro lajes sepulcrais bastante antigas, duas delas armoriadas com as armas de dois ilustres filhos desta freguesia. Ambas ainda são identificáveis, apesar do desgaste profundo que apresentam.
A terceira destas sepulturas, a contar da esquerda, tem um brasão terciado em pala com as armas de OLIVEIRA e PROENÇA, uma das mais proeminentes famílias desta terra durante os séculos XVI e XVII.
Esta pedra de armas é a única representação heráldica actualmente conhecida desta família na freguesia de Aldeia Nova do Cabo, concelho do Fundão.
Igreja Matriz de Aldeia Nova do Cabo,
porta lateral do lado Nascente,
sepulturas armoriadas.

Neste brasão, apesar de muito maltratado pelo tempo, é visível o seu escudo inclinado para a dextra e terciado em pala. Assente sobre o canto esquerdo do escudo temos o respectivo elmo de perfil (?), o qual está encimado por uma oliveira que representa o timbre dos Oliveiras, do qual sai um sinuoso paquife (penacho de plumas) que abraça o escudo. A diferença, se a houver, não é visível devido ao mau estado de conservação.
O escudo apresenta as armas dos respectivos apelidos dispostos pela mesma ordem do brasão da Casa do Morgado de São Nicolau em Alcongosta – primeiro as armas dos Oliveira e depois as dos Proença –, ao inverso da ordem apresentada pelos outros brasões atribuídos a esta família. Porém, a diferença não é mencionada (?), enquanto na pedra de armas da casa de Alcongosta é representada por um coxim.


Brasão com as armas de Oliveira e Proença.
Brasão com as armas de Oliveira e Proença.
(Reconstituição)






















Um brasão idêntico a este foi concedido a MANUEL NUNES DE OLIVEIRA (c. 1644), por Carta de Brasão de Armas dada a 29-II-1644 (cf. Nuno Gonçalo Pereira Borrego, Cartas de Brasão de Armas – Colectânea. Lisboa, Guarda-Mor, 2003, p. 324, n.º 739).



Manuel Nunes de Oliveira (1644)


                    Brasão de:      MANUEL NUNES DE OLIVEIRA (c. 1644)?
                    Forma:            Escudo terciado em pala. O 1.º do terciado de OLIVEIRA – uma oliveira,
                                            e o 2.º e o 3.º, em conjunto, de PROENÇA – o primeiro destes com uma
                                            águia bicéfala e o segundo com cinco flores-de-lis  postas em sautor.
                    Local:              Exterior da Igreja Matriz de Aldeia Nova do Cabo, junto à porta do lado
                                            Nascente.
                    Data:               29-II-1644.


MANUEL NUNES DE OLIVEIRA (c. 1644) teve Carta de Brasão de Armas dada a 29-II-1644 em Lisboa, com um escudo terciado em pala de OLIVEIRA e PROENÇA.
Descendente por linha legítima da geração dos Oliveiras e Proenças. Morou em Aldeia Nova do Cabo, concelho do Fundão, em local que desconhecemos.
Era filho legítimo de MIGUEL NUNES e de sua mulher ANA RODRIGUES DE OLIVEIRA. Sua mãe era irmã de António Rodrigues de Oliveira (f. 1655)que tinha tirado Brasão de suas Armas”, e tia de Miguel Rodrigues de Oliveira, “que também tirou Brasão de suas Armas” em 27-II-1640; bisneto de Gaspar Proença, e terceiro neto de Pedro de Oliveira.
 
Esta pedra tumular, sendo a única representação heráldica conhecida das notáveis famíliaa dos OLIVEIRAS e PROENÇAS que fazem parte da elite fundadora de Aldeia Nova do Cabo, carece de melhor sorte... A sua protecção, apesar das mazelas que o tempo não lhe perdoou, impõe-se!...  

A sua salvaguarda num local acessível ao público mas protegido do inexorável desgaste provocado pelos elementos naturais, seria um pequeno gesto de respeito para com o passado e a identidade desta terra. Assim haja vontade…

 ___________

Nota:

A outra sepultura armoriada apresenta as armas de FRANCISCO CAMILO GERALDES LEITÃO DE MELO CAJADO (n. 1777), que trataremos em separado.

Sem comentários:

Enviar um comentário