2010-07-09

OLIVEIRAS e PROENÇAS – Aldeia Nova do Cabo, Fundão.

Igreja Matriz de Aldeia Nova do Cabo.


Desde tempos recuados que Aldeia Nova do Cabo foi uma pequena corte onde se fixaram diversas famílias oriundas de fora e atraídas pela riqueza e produtividade do seu solo.
A agricultura local baseava-se na produções dos seus olivais e vinhedos, que nestas paragens produziam vinho e azeite da melhor qualidade, permitindo a obtenção de avultados meios de fortuna e a consequente aquisição de vultosos patrimónios fundiários. Por este meio, estas famílias viriam a destacar-se socialmente, alcançando o estatuto de fidalgos de cota de armas e de titulares, muitas vezes através de alianças matrimoniais com outras famílias vindas de fora.
Primeiro, entre os vindos de fora temos os SILVAS com origem na família dos senhores da Chamusca e de Ulme, e os SÁ PEREIRA de Coimbra; depois, mais ligados à terra, os BARREIROS, PROENÇAS, OLIVEIRAS e CUNHAS.

A partir do início do século XVI, estas famílias começaram a unir-se por laços matrimoniais que as levou à ascensão social muitas vezes alicerçada na obtenção de cargos públicos rendosos. Destes destacamos os OLIVEIRAS e os PROENÇAS, entretanto ligados entre si e nobilitados por cartas de brasão de armas que são conhecidas.
Serão muito poucas as casas destas ilustres famílias que ainda subsistem, tendo a quase totalidade das suas pedras de armas desaparecido na voragem dos tempos; restando, da sua memória, para a posteridade, apenas algumas referências documentais.
Esta raça indómita, mista de lavradores e de fidalgos, proliferou nestas paragens e transpôs rapidamente os limites das serras que os cercavam para espalhar os seus nomes para outros locais.

Em Aldeia Nova do Cabo está a origem distante da maioria dos PROENÇAS, OLIVEIRAS, e dos CUNHAS, actualmente existentes em Portugal.
A estes vieram a suceder os VASCONCELOS, os TRIGUEIROS ARAGÃO, dos quais sairam os FALCÃO TRIGOSO, os FEO TORRES, e os SEIXAS CASTELO BRANCO, entre vários outros; apelidos estes que herdaram o sangue dos refundadores de Aldeia Nova do Cabo.

Nos limites desta freguesia só existe actualmente uma única representação em pedra com as armas dos OLIVEIRAS e dos PROENÇAS, a qual, apesar do péssimo estado de conservação, ainda nos possibilitou a sua decifração a nível iconográfico.

Este monumento carece de urgente protecção e conservação, pois faz parte da identidade e da memória colectiva desta terra, sendo a única representação heráldica conhecida desta outrora proeminente família local.


Porta lateral virada ao Nascente da
Igreja Matriz de Aldeia-a-Nova

Sepulturas armoriada






















Sepultura de  Manuel Nunes de Oliveira (c. 1644)?,
Igreja Matriz de Aldeia Nova do Cabo,
porta lateral do lado Nascente

Terciado: 1.º - OLIVEIRA,
2.º e 3.º - PROENÇA






















2 comentários:

  1. No final do séc xviii foi pároco em N. S. dos Prazeres, de Aljubarrota e aí faleceu em 28.8.1803, o Padre Joaquim de Proença Saraiva que era natural do concelho do Fundão.
    Gostava de saber mais das origens deste padre

    ResponderEliminar
  2. Joao Trigueiros6/06/2022

    Caro Senhor José Quitério. O padre Joaquim de Proença Saraiva (1724?-1803), certamente teria um nome com mais apelidos (Oliveira, por exemplo) o que facilitaria a sua identificação. A família PROENÇA (da Covilhã) e SARAIVA (da Vela, Guarda) são famílias proeminentes e das mais antigas da Beira Baixa, cujos apelidos andaram unidos por esta época, e inicialmente com vários fidalgos de cota d'armas. Os PROENÇA já eram conhecidos no antigo concelho da Covilhã em 1380, que então englobava o concelho do Fundão onde estes estavam bem implantados no mundo agrário, com vários morgadios e cargos de relevo nas suas diversa freguesias. O citado padre deve ser originário de uma proeminente família dos mesmos apelidos que nesta época estava implantada em Escalos de Baixo (concelho de Castelo Branco), com ramificações nas freguesias de Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo (concelho do Fundão), daqui irradiando para toda esta região, entrando nas principais famílias da Beira Baixa. Os arquivos eclesiásticos, terão a resposta que procura...

    ResponderEliminar