2016-10-12

Nossa Senhora da Rocha - Carnaxide

A Santa protectora do miguelismo [1], e da rainha 
D. Carlota Joaquina (1775-1830),
a qual obteve por sua intersecção uma cura miraculosa
 que serviu de tema a esta pintura.
  
Nossa Senhora da Conceição da Rocha,
Milagre da cura da rainha D. Carlota Joaquina.
Óleo s/ tela, 96,00 x 77,0 cm.
Atribuição: João Baptista Ribeiro, 1824(?)
(colecção particular)


Iconografia
Na metade superior, ao centro, vemos a representação da Nossa Senhora da Conceição da Rocha dentro de uma gruta, coroada e vestida com uma túnica vermelha e envolta num manto azul.
Por baixo, à sua direita, apenas esboçado e longe de qualquer compromisso realista, observamos um conjunto do qual faz parte uma forma arquitectónica que serve de cenário a um túmulo aberto e vazio defronte do qual está prostrado o corpo da rainha D. Carlota Joaquina que, encontrando-se muito doente e á beira da morte, invoca a intercepção desta Santa, pelo que uma figura alegórica (anjo?) intercede no milagre da sua cura/salvação.
Nossa Senhora da Conceição da Rocha, pormenor.
Do lado esquerdo, oposto, outro anjo, aponta para uma parede da gruta onde se observa o esboço de um nicho com a imagem que aí foi encontrada.
Supomos que este quadro a óleo sobre tela (dim. 96,0 x 77,0 cm ) é da autoria do pintor João Baptista Ribeiro (1790-1868), discípulo dilecto de Domingos António de Sequeira (1768-1837), chamado à Corte em 1822 para retractar o rei D. João VI, a rainha D. Carlota Joaquina e as infantas suas filhas, encargo de desempenhou com sucesso e agrado dos soberanos e lhe valeu a nomeação em 1824 para mestre de desenho e de pintura de miniatura das citadas infantas.
Esta era a santa favorita do miguelismo, pela qual o infante D. Miguel e a sua mãe a rainha D. Carlota Joaquina tinham grande apego. Supostamente, esta sacra imagem salvou-lhes a vida em duas ocasiões distintas.
D. Carlota Joaquina,
por João Baptista Ribeiro.
D. Carlota Joaquina usava a saúde pessoal como arma política. Na sequência da sua recusa de jurar a Constituição (22-XI-1822), perde a qualidade de cidadã portuguesa e a dignidade de rainha, pelo que um decreto régio determinou o seu exílio para Espanha (4-XII-1822), o que não se verificou por ter alegado graves problemas de saúde. Devido a estes, não foi expulsa do país, tendo então ficado confinada ao Palácio de Queluz. Esta doença aparentemente colocou-a à beira da morte, tendo então sido objecto da sua cura milagrosa por intercepção de Nossa Senhora da Conceição da Rocha que, a pedido da doente, foi trazida para o Paço Real da Bemposta onde a rainha passara a residir após a Vilafrancada (27-V-1823)[2], movimento que lhe levantou a imposição do desterro na Quinta do Ramalhão.                                
Com esta estratégia engenhosa, esta Santa assume aos olhos do povo a protecção da rainha ,e por extensão do regime absolutista que ela perfilha. Manipulava desta maneira a religiosidade popular à devoção mariana que então despontava no vale do Jamor em torno de uma imagem aí aparecida: tudo isto em benefício do miguelismo, o que originou o tema desta pintura e certamente de muitas outras obras que andarão perdidas e eram do agrado da nobreza que se opunha à Carta Constitucional.
D. Miguel de Bragança, 1924-1928?
O então rei D. Miguel (1802-1866)[3], tal como sua mãe D. Carlota Joaquina (1775-1830), foi um grande devoto de Nossa Senhora da Rocha à qual atribuiu a sua salvação por altura de um grande acidente provocado por um carro puxado a cavalos que ele próprio conduzia perto da Quinta do Caruncho quando se dirigia de Queluz para o Paço Real de Caxias a 19 de Novembro de 1828[4].
Os cavalos espantaram-se junto a um precipício, projectando e atropelando o então rei D. Miguel (1828-1836) que ficou com uma perna partida por uma das rodas da viatura. Os cavalos eram “malhados” quanto à pelagem, pelo que o povo começou a chamar “malhados” aos liberais e maçons, seus inimigos.
Foi salvo desta trágica ocorrência, segundo o mesmo, devido à protecção milagrosa da mesma Santa que também terá intercedido na cura da sua perna.
Sé de Lisboa,
D. Miguel e Infantas,
agradecem à
Senhora da Rocha.
Este acontecimento deu origem, no dia 29 de Janeiro de 1829, a uma solene Acção de Graças à Senhora da Rocha que se encontrava então na Sé de Lisboa, com a presença da família real. Esta cerimónia foi imortalizada pelos seguidores do absolutismo com várias gravuras alusivas que foram feitas na época.
Assim se reforçava o mito da Senhora da Rocha como protectora do ideário tradicionalista/absolutista …
Os seus seguidores políticos – absolutistas/miguelistas – também o acompanhavam nesta devoção, assim como grande parte do clero cujos direitos/previlégios vinham sendo cerceados pelas políticas liberais.
Este último acontecimento levou os seguidores do miguelismo a fazerem várias gravuras sobre este acontecimento, assim como ao aparecimento do culto de Nossa senhora da Rocha noutras localidades do país onde os seus partidários estiveram mais activos.


Enquadramento histórico
Santuário de Nossa Senhora da Rocha.
No vale do rio Jamor perto de Linda-a-Pastora, freguesia de Carnaxide, concelho de Oeiras, localiza-se o Santuário de Nossa Senhora da Rocha consagrado a uma imagem de Nossa Senhora da Conceição aparecida no interior de uma gruta funerária, perto do então denominado Casal da Rocha de que tirou a designação.
Após a descoberta desta singela figura em barro, numa época de grande crise política em Portugal, aí se afirmou com grande força a dedicação popular ao culto que poucos anos depois viria a ser alvo de aproveitamento político pelas forças conservadoras contra a nova Constituição e os ideais do Liberalismo.
Imagem de Nossa Senhora
da Rocha (actual).
Só a derrota dos partidários de D. Miguel veio a obstar à expansão deste culto que estaria destinado a um sucesso semelhante ao das aparições de Fátima,  ocorridas cerca de um século depois – também no mês de Maio  numa época de grande crise económica e política, e também estas inicialmente aproveitadas pelas forças conservadoras da época como antidoto contra o anticlericalismo do regime republicano.
A história da imagem aparecida no Jamor é por demais conhecida, assim como a devoção a este culto da rainha D. Carlota Joaquina e do seu filho D. Miguel, explicitada em vários relatos da época.
Menos conhecido é o problema de saúde que então afectou a rainha D. Carlota Joaquina, a qual supostamente foi curada por intersecção desta imagem.
Este acontecimento foi imortalizado nesta pintura, a qual não estava identificada quando foi localizamos na Beira Baixa nos anos noventa do século passado. A sua observação não nos deixou a menor dúvida que estávamos na presença de uma alusão à cura/salvação miraculosa da rainha.
O conteúdo desta obra era do apreço da nobreza miguelista, o que nos faz supor haver outras pinturas semelhantes que pertenceram a partidários de D. Miguel, as quais evocam esta cura. O actual desconhecimento deste acontecimento terá feito com que muitas das pinturas sobre este tema religioso não se encontrem referenciadas.

Quanto à descoberta da imagem, tudo começou naquela manhã de Domingo dia 28 de Maio de 1822 quando um pequeno grupo de sete adolescentes do vale do Jamor se deparou com um coelho que lhes surgiu no caminho. Tentando alcançá-lo, rapidamente se deram conta que os seus esforços pareciam infrutíferos. A agilidade e rapidez deste animal em alcançar esconderijo, levou estes jovens a descobrirem uma gruta cuja entrada estava protegida por um silvado e um emaranhado de salgueiros.
Este achado a todos colheu de surpresa, mas o melhor ainda estava para acontecer…
O boato e os comentários de uma gruta desconhecida circulam por toda a região de Carnaxide e de Linda-a-Pastora.
Mas será só ao terceiro dia que ocorre a grande novidade. Enchendo-se de coragem, estes jovens, resolvem voltar a este local.
Uma vez dentro da gruta, acendem tochas e vislumbram, espantados, uma grande lapa funerária contendo algumas ossadas humanas, assim como uma pequena imagem da Virgem à qual viria ser atribuído o nome de Nossa Senhora da Conceição da Rocha. Um pouco mais tarde, o poeta e escritor ultra-romântico Tomás Ribeiro (1831-1901), que também foi um político conservador, viria a ser o grande impulsionador e defensor da construção de um Santuário para esta imagem – o que então lhe valeu o cognome de Tomás da Aparecida –, cuja descoberta assim relata:
«No dia 28 de maio de 1822, perseguindo um coelho que alli se escondera, entraram na gruta do Jamor percorrendo de rastos a furna por onde elle entrára, sete rapazes que andavam brincando e chapinhando nas margens e nas ilhotas de Jamor. Os seus nomes são: Nicoláo Francisco, Joaquim Nunes, Joaquim Antonio da Silva, Antonio de Carvalho, Diogo, José da Costa e Simão Rodrigues. Os mais novos tinham 11 annos, 15 os mais velhos. Entrando e recuando apavorados, no que levaram longo tempo, conseguiram enfim chegar onde puderam erguer-se e respirar. Sondando e apalpando acharam e tomaram nas mãos ossos humanos como poderam verificar quando voltaram ao rio. As familias que ha muito os esperavam em suas cazas não receberam bem os retardatarios e não crêram mesmo na historia phantastica do descobrimento.
No dia seguinte porém começou de levantar-se e avolumar-se nos differentes logares donde eram naturaes os pastoritos, o boato da existencia d’uma gruta desconhecida, e a apresentação dos ossos e a insistencia dos exploradores foi firmando, se não certezas, desejos de apurar a verdade. No dia 30 bastantes pessoas acompanhando os retardatarios da ante-vespera ao rio, abrindo as franças dos salgueiros acharam uma lura na grande rocha que se afundava no Jamor.
Não ousaram porém aventurar-se, os mais prudentes; mandaram entrar os rapazes com ordem de trazerem outros ossos. Era a prova evidente de que elles disseram a verdade. E desde que a conheceram destinaram para o dia 31 procurar com luz que dentro accenderiam, o que podesse achar-se na gruta onde era certo haver estado gente. No dia 31 foram pois, com tochas, para dentro serem accendidas. Entraram na frente os sete moços, lá d'outros acompanhados, e accesa uma tocha, encontraram a pequenina imagem da Virgem.»[5]
É sabido que frei Cláudio da Conceição (1722-1840), cronista do reino, coevo destes acontecimentos e um dos primeiros apologistas da Senhora da Conceição da Rocha[6] , logo se deslocou a esta gruta para comprovar o achado tendo então constatado o misterioso desaparecimento da citada imagem no dia seguinte à sua descoberta.
Esta viria a ser posteriormente encontrada a 4 de Junho sobre uma oliveira, perto da gruta de origem na qual foi reposta pelas forças da autoridade que aí ficaram de guarda sob a ordem do Juiz de Fora de Oeiras, após grande tumulto popular.
Rapidamente este local se transforma num lugar peregrinação e de grande devoção mariana por parte de populares vindos da região de Lisboa e de outras partes do país, assim como de religiosos e de nobres da corte: grande parte deles descontentes com a Constituição vintista então em discussão nas Cortes Gerais, a qual viria a ser aprovada em Outubro de 1822 com a oposição da rainha D. Carlota Joaquina que se recusa a jurá-la com grande escândalo das forças progressistas da época.
Devido à publicação de notícias na imprensa sobre este achado, a ribeira do Jamor foi invadida por sucessivas levas de devotos e a pobre oliveira que acolheu a Virgem, após o seu misterioso desaparecimento, foi reduzida a pequenas relíquias de devoção as quais incluíram as próprias raízes desta árvore.
Entretanto, Imensas dádivas dos fiéis levam a adivinhar a necessidade de se alindar este local e edificar um pequeno santuário para acolher estas oferendas e proteger a Senhora. Assim começava a desenhar-se um grande movimento de adoração mariana que, a não ter sido interrompido por imperativos políticos – a derrota do miguelismo –, poderia ter dado origem a um fenómeno religioso maior do que o surgido em Fátima, até pela sua proximidade geográfica com a capital.
Fez-se então na gruta um portal de pedra lioz com um grande gradeamento de ferro, construindo-se então um pequeno dique que impedia a sua invasão pelas cíclicas cheias da ribeira anexa.
Porém, pouco tempo depois, a 27 de Julho de 1822, o rei manda retirar da gruta a imagem para ser recolhida na Sé de Lisboa, local considerado mais condigno e solene de acordo com as proporções que o seu culto então tomava apoiado pelas forças conservadoras. Com esta decisão, o vigente governo liberal apenas pretenderia cercear este fenómeno à nascença…
«Manda El-Rei, pelo Secretário de Estado dos Negócios da Justiça, participar ao Colégio Patriarcal da Santa Igreja de Lisboa, que sendo-lhe presente a sua Carta, datada em 16 do corrente mês, e que acompanhava a informação a que mandou proceder pelo Desembargador que serve de Provisor, e Vigário Geral do Patriarcado, acerca de uma Imagem de Nossa Senhora em uma lapa junto ao rio Jamor, nos limites de S. Romão de Carnaxide: E, atendendo Sua Majestade a que o lugar onde foi achada a dita Imagem não é próprio para ela continuar a existir e muito menos para se lhe dar culto público, e tão solene: Há por bem, conformando-se com o parecer do referido Vigário Geral ordenar que o Colégio Patriarcal logo, e sem perda alguma de tempo faça recolher aquela Imagem à Basílica de Santa Maria Maior, onde depois de benta poderá ser venerada, nomeando o mesmo Colégio uma administração para tratar das oblações, e esmolas, se as houver, as quais serão empregadas em objectos pios, e pondo em prática as mais providências que também o mencionado Desembargador e o Colégio julgar conveniente: Manda outrossim Sua Majestade declarar-lhe que na data desta se expede ordem ao Intendente Geral da Polícia, e ao Juiz de Fora, da Vila de Oeiras, para que prestem todo o auxílio que lhe for requerido, afim que a sobredita Imagem seja transportada com aquela decência, e respeito que lhe são devidos, e a que de nenhum modo se deve faltar. / Palácio de Queluz, 27 de Julho de 1822. / José da Silva Carvalho»[7].
Refere ainda o cronista régio frei Cláudio da Conceição:
«Não foi menor o benefício, que fez áquelle povo no dia em que foi tirada da sua Rocha, e conduzida para a Igreja da Sé de Lisboa, permittindo não haver o tumulto, e desordem que se esperava: e tanto se esperava, que foi preciso usar de precaução de mandar no silencio da noite de 5 de Agosto tropa armada tanto de Cavallaria, como de Infantaria, a que não faltou o próprio General Commandante em Chefe da força armada. Tudo se fez sem as desordens esperadas, e este novo beneficio comprova a protecção da Senhora da Rocha para com o lugar de Carnaxide, que já não he de menor consideração, entre as principaes terras de Portugal, porque alli appareceo a milagrosa Imagem da Senhora da Conceição da Rocha, que veio livrar este Reino do captiveiro dos ímpios, bem como a terra de Belém de Judá o não foi entre as principaes Cidades, por ter sahido della o conductor que havia de commandar o povo de Israel.»[8]
A imagem foi transportada pelo rio até ao Terreiro do Paço onde desembarcou por volta das nove horas da manhã. A recebê-la estava a quase totalidade das ordens religiosas, colegiadas, párocos e cónegos da Sé de Lisboa: os quais, deste modo, demonstravam a sua fidelidade à Senhora “que veio livrar este Reino do captiveiro dos ímpios[9].
«Às nove horas da manhã chegou a Senhora ao cais das Colunas. Na grande Praça, do Terreiro do Paço se achavam todas as Comunidades das Ordens Religiosas, e até aquelas mesmas, que não costumam ir na Procissão do Corpo de Deus da Cidade, e Colegiadas, e as Cruzes de todas as Freguesias com os seus respectivos párocos. Na mesma Praça se tinha armado uma grande barraca, forrada toda de sêda, para se paramentarem os Cónegos da Basílica de Santa Maria. Imediatamente se formou a mais vistosa procissão […]. Pegaram nas varas do Pálio oito Beneficiados da Basílica de Santa Maria, e nas lanternas os Cantores. [...]. Chegando a Senhora à Sé, se colocou no Altar-mor, a ponto que o relójio dava dez horas e meia. Depois de incensada a santa Imagem pelo mesmo Ministro que a levava, se cantou a Ladainha por música. Seguiu-se a Missa, que foi de Nossa Senhora, própria daquele dia, em que pregou o Prior de Alhos Vedros […] Finalizada esta religiosa cerimónia veio o mesmo celebrante com os Ministros, e todo o Corpo da Basílica com tochas, e colocaram a Imagem no Altar da Senhora a Grande que lhe estava ricamente preparado. Logo todo o povo concorreu a beijar a Senhora nas mãos dos Sacerdotes, e a oferecer-lhe generosos donativos.»[10]
Santuário de Nossa Senhora
 da Rocha, registo evocativo
do seu achamento.

Apesar desta mudança para a Sé de Lisboa, nunca o povo abandonou a veneração da gruta onde foi achada a venerada imagem (Maio de 1822), e onde um registo evocativo do seu achamento era alvo da permanente queima de velas e de orações pedindo-lhe graças, assim como a protecção de Portugal que agora de encontrava ameaçado por novos ventos ideológicos … 
A persistência do culto neste local acabou por levar, por ordem do governo liberal, ao entulhamento da lapa e à obstrução da sua entrada.
Desde a sua descoberta, a imagem da Senhora da Rocha itinerou por outros locais onde foi cultuada. Na Sé de Lisboa permaneceu cerca de 60 anos, após o que, por iniciativa de Tomás Ribeiro, passou para a Igreja de São Romão de Carnaxide onde ficou mais 10 anos.
Cerca de sete décadas depois do seu achamento, já serenados os conflitos ideológicos que inicialmente empolaram a sua devoção, acabou por retornar ao então inóspito vale da Ribeira do Jamor para aí ser instalada num santuário edificado por cima da gruta da Rocha, o qual foi inaugurado em 1893 com a presença da rainha D. Amélia e dos príncipes D. Luís Filipe e D. Manuel.
Santuário de Nossa Senhora
da Rocha.
Este santuário ficou a dever-se ao traço do arquitecto José da Costa Sequeira (1800-1872), sobrinho-neto materno do grande pintor Domingos António de Sequeira (1768-1837), e a sua construção foi interrompida em 1833, já por ordem do governo liberal que no estertor da guerra civil já ocupava Lisboa, sendo as sua pedras já talhadas removidas e enviadas para Lisboa com destino ao acabamento do Arco da Rua Augusta.
Apesar destas contrariedades, este local continua a ser visitado e venerado durante longos anos após o triunfo do regime Liberal, quer por simples pessoas da região, quer pela nobreza ou mesmo pela família Real. Consta que o rei D. Miguel I, antes de partir para o exílio despediu-se desta venerada virgem Maria.
Vejamos o texto de Tomás Ribeiro que a seguir transcrevemos:
«Vinha muita vez á Rocha o Senhor D. Pedro V vêr o sitio onde apparecera a Imagem tanto da devoção da Familia Real. Elle era um triste; procurava certamente aquelle sitio, que n’esse tempo era um cerro inhospito, para esconder as suas magoas. Em baixo visitava a gruta e em cima, o começo do templo onde eram recolhidas cabras e ovelhas. O bom rei pesaroso da irreverencia mandava tapar o recinto com grades ou cancellas de macieira, sempre que vinha fazer a sua visita, pois que o pastor inutilisava logo os regios cuidados. Os seus desejos de fazer que se restituisse a imagem da Senhora não os relatou só a tia Ignez. Uma memoria anonyma que anda impressa diz a flas 13: “EI-Rei D. Pedro V... gostando mais de passear n’aquelles sitios... ainda tentou fazer o acabamento do templo, porém como a traiçoeira morte lhe tirou a vida... tornou a ficar tudo como estava.”
N’aquellas povoações tão lembradas e tão saudosas não havia já esperança de que o templo traçado pelo nosso pintor Sequeira se continuasse, pois que de Lisboa até as pedras já talhadas e lavradas foram mandadas remover sendo aproveitadas algumas no acabamento do Arco da Rua Augusta16
A 24 de Agosto de 1883, por decreto régio, é autorizada a trasladação da imagem da Senhora para a Igreja de Carnaxide, ao fim de  61 anos de presença na Sé de Lisboa, onde foi constituída a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição da Rocha (23-IX-1883), tendo por fundador e juiz o rei D. Luís I (1838-1889), e por destacados confrades, muitos deles provenientes da nobreza que décadas antes tinha apoiado a causa de D. Miguel
De Carnaxide passou, dez anos depois, a 1 de Setembro de 1892, para o Santuário de Nossa Senhora da Rocha no vale do Jamor, após a sua conclusão. Este local, declarado “Capela Real” em Outubro de 1899, torna-se, à época, um dos locais da maior devoção popular no patriarcado de Lisboa.
Após o falecimento do rei D. João VI (1026), sendo regente do reino de 1826 a 1828 a infanta D. Isabel Maria (1801-1876), foi reclama a devolução da imagem da Senhora da Rocha, a qual então recolheu à Sé de Lisboa. Os autores coevos deste acontecimento asseveram que a imagem devolvida foi uma réplica de menor altura[11], pois a original terá ido parar à Alemanha – onde faleceu no exílio o rei D. Miguel I…--, depois de ter estado no oratório da rainha Carlota Joaquina até esta morrer em 1830, legando-a à infanta D. Isabel Maria em cujo oratório estava e “onde muita gente da aristocracia se lembra ainda de a ter visto[12].
Segundo um relato da época, «Sua Alteza Real [D. Isabel Maria] recomendara ao Padre Baines que a enviasse para Heubach [Alemanha] à viúva do Senhor D. Miguel de Bragança, e que para lá foi.»[13]. Dando cumprimento a este desejo, ou não, encontramos referido que «por morte da Infanta os seus bens (Jóias, ouro e prata) foram entregues ao honrado Padre Baines, que tinha a missão particular de os fazer chegar às mãos dos filhos de D. Miguel e as Imagens e objectos do oratório foram para a Covilhã, para a sucursal do Collégio de Campolide ? Dizem que não.»[14]  Curiosamente foi num antiquário do Fundão, próximo da Covilhã, que a pintura em epígrafe, em tempos apareceu à venda.
Com o desaparecimento das gerações que estiveram ligadas a estes acontecimentos, ou deles ainda conservavam memória, foi-se atenuando o fervor popular. O advento da República deu-lhe a machadada final precipitando o seu declínio, em parte devido à laicidade hostil do novo regime. A nova situação política, pelo seu anticlericalismo, iria dar alento a um fenómeno muito semelhante a este, surgido na Cova de Iria – Fátima –, como reacção às condições políticas entretanto impostas por uma minoria contra grande parte da população, em ambos os casos com o apoio activo da Maçonaria.
A similitude destes dois fenómenos de religiosidade popular tiveram, a nível mais profundo, motivações idênticas: foram a reacção profunda a alterações políticas que iam contra a ordem instituída e não eram desejadas pela maioria das camadas populares que, na sua impotência, recorreram ao divino. Em ambos os casos o país assistiu ao confronto entre Portugal da Tradição e o Portugal da Revolução.
O Vale do Jamor viria a sucumbir perante o fenómeno da Cova de Iria, o qual por sua vez já beneficiou dos modernos e poderosos meios de comunicação social (imprensa e radiodifusão) que muito contribuíram para a sua amplificação.

Santuário
Santuário de Nossa Senhora da Rocha.
O edifício principal do Santuário é composto pela nave da Igreja, Sacristia, Torre Sineira e por um pequeno Museu com algumas das inúmeras dádivas à Imagem de Nossa Senhora da Conceição da Rocha. 
Santuário de Nossa Senhora da Rocha,
nave.
Destas dádivas destacam-se várias coroas e uma colecção de mais de 100 mantos, alguns dos quais bordados pelas princesas e infantas de Portugal.
Um vasto conjunto de castiçais e imagens em talha dourada, assim como o lustre na nave da Igreja, em cristal da Boémia, completam este património.
A residência paroquial, fronteira ao Santuário, foi edificada em 1904 com fundos anteriormente reunidos para servir de residência ao Capelão.

Nota Final
Embora este culto fosse inicialmente apropriado pela causa tradicionalista de D. Miguel I, com o fim da guerra civil, o decorrer do tempo e o atenuar das quezílias ideológicas, conquistou a simpatia dos descendentes de D. Pedro IV que lhe prestaram tributo e, em vários casos, fizeram parte da sua irmandade.
Seria do interesse dos monárquicos reorientarem a sua devoção Mariana para o Santuário de Nossa Senhora da Rocha, uma santa da maior devoção popular dos meados do século XIX.
Prestar tributo a esta Santa no dia 30 de Maio – dia do seu achamento –, seria um contributo valioso para o reforço da identidade monárquica.





________________

Notas:

[1]    Miguelismo – corrente política de carácter absolutista que apoiou as pretensões de D. Miguel (1802-1866) ao trono português na disputa que o opôs a D. Pedro, da qual resultou uma guerra civil no início do século XIX.
[2]   Vilafrancada – Revolta em Lisboa, do regimento de Infantaria 23 e outros, afectos a D. Miguel que se dirigem a Vila Franca de Xira.
[3]   O infante D. Miguel veio a ser regente (1828) e rei (1828-1834).
[4]   A partir deste acidente, os liberais passaram a ser chamados de "malhados" por serem dessa pelagem os animais que conduziam este carro.
[5]   Tomás Ribeiro, A Rocha, poemeto-prologo do poema inédito O Mensageiro de Fez, Typographia e Stereotypia Moderna, Lisboa, 1898, pp. 51-52.
[6]   Cláudio da Conceição, Gabinete Histórico…, Lisboa, Imprensa Régia, 1818, p. 173.              
[7]   Idem, pp. 177-178.
[8]   Cláudio da Conceição, Novena da milagrosa imagem da Senhora da Conceição da Rocha, Impressa Régia, 1825, p. 34.
[9]   Cláudio da Conceição, Gabinete Histórico…, Lisboa, Imprensa Régia, pp. 177-178.
[10]   Cláudio da Conceição, Gabinete Histórico..., pp. 181-183.
[11]   A imagem original tinha cinco polegadas e meia de altura, e a que foi devolvida só media quatro polegadas.
[12]   Anónimo, Nossa Senhora da Conceição da Rocha …, Lisboa, Imp. Minerva,1883, pp. 14-17.
[13]   Diário Popular, 5-09-1883.
[14]  Ibidem.            

2016-04-22

Casa das Armas Reais, Séc. XVIII, São João de Areias, Santa Comba Dão.


Melo Cabral Cardoso / Trigueiros

São João de Areias, Casa das Armas Reais (Séc. XVIII, 2.ª metade)


É sabido que os Trigueiros tiveram um dos seus primeiros núcleos de dispersão territorial a partir da região de Lisboa e de Torres Vedras em meados do século XVI. Daqui passaram a outras terras, no Alentejo (Vila do Cano) e nas Beiras (Coimbra e Idanha-a-Nova). Alguns deles foram em busca de uma formação letrada na Universidade de Coimbra, cidade onde acabaram por realizar consórcios matrimoniais que os levaram a expandir-se por outras regiões.
Um destes ramos, dos Trigueiros de Coimbra/Idanha-a-Nova, esteve na origem de um pequeno núcleo familiar que se fixou no antigo concelho de São João das Areias (concelho extinto em 1895), onde se ligou à popularmente chamada Casa das Armas Reais, assim como à Casa dos Neves de Lemos da Póvoa de Mosqueiros, duas emblemáticas casas solarengas desta região do interior beirão – cuja memória, quase perdida, aqui vamos recuperar do esquecimento.


Pedra de Armas

         
          Brasão de:   António de Melo Cabral Cardoso da Silveira (1731-1821)
Forma:      Escudo esquartelado: o 1.º de CABRAL (Espanhol) – com duas cabras afrontadas (devia ser, de prata, com duas cabras de negro, gotadas de ouro, uma sobre a outra); o 2.º de SILVEIRAum ramo de silvas, que aqui serão armas falantes[1], sobre 3 faixas (devia ser, em campo de prata, com três faixas de vermelho); o 3.º de CARDOSO – em campo vermelho, com um cardo de verde, florido de duas peças de prata, com raízes e perfis de oiro, entre dois leões de oiro batalhantes; e o 4.º de MELO – em campo vermelho seis besantes de prata entre uma cruz dobre e bordadura de ouro.
Elmo:          De grades, de perfil, encimado por um coronel de nobreza.
Local:          Cunhal da Casa das Armas Reais.
Data:           Século XVIII (2.ª metade)


S. J. de Areias, Casa das Armas Reais
 
(Séc. XVIII, 2.ª metade)
Esta pedra de armas de estilo rococó, trabalho saído das mãos de um excepcional canteiro a que a história não reteve o nome, é designada pela população de São João de Areias por “Armas Reais”, devido ao facto de o passar do tempo ter feito perder a memória do seu destinatário. A sua identificação só foi possível após a decifração das famílias que figuram no seu esquartelado (Cabral, Silveira, Cardoso e Melo), as quais nos remetem para uma figura grada desta terra.
O seu destinatário, cuja Carta de Brasão de Armas é desconhecida, foi ANTÓNIO DE MELO CABRAL CARDOSO DA SILVEIRA (n. 1731) que deixou alguns vestígios documentais nos registos paroquiais desta freguesia, com prováveis ligações a Idanha-a-Nova, pois foi casado com D. ÚRSULA MARIA RITA TRIGUEIROS DA COSTA LEMOS (n. 1753), cuja família era originária desta última cidade.


O detentor da pedra de armas
da Casa das Armas Reais

ANTÓNIO DE MELO CABRAL CARDOSO DA SILVEIRA (1731-1821), senhor da Casa das Arnas Reais, foi baptizado a 10-VIII-1731 em São João das Areias, apadrinhado por Martinho Carriço e D. Isabel de Melo Cabral, tendo aí falecido a 22-XII-1821.
S. J. de Areias, Pelourinho.
Era filho de D. Francisco da Silveira de Eça Cardoso e Melo e de sua mulher D. Maria Rozeuma de Brito[2], cuja família, ao longo de várias gerações, serviu na governança desta vila. 
Neto paterno de D. António de Eça, natural de Gonçalo, bispado da Guarda, e de sua mulher D. Joana; e materno de Sebastião Ribeiro de Brito[3], e de D. Ana das Neves Rozeuma, ambos naturais de São João de Areis[4].
Era irmão de D. Feliciana, casada a 5-XI-1741 em São João de Areias com Feliciano José de Melo Pais do Amaral (n. 1695), do qual não teve geração.

Foi fidalgo da Casa Real, sargento-mor de Ordenanças de São João de Areias (1795-1806)[5], juiz Ordinário e das Sisas (1782 e 1800), e um dos "eleitos" para as obras de recuperação da Igreja Matriz (segunda década do Séc. XIX)[6].
Residiu na chamada Casa das Armas Reais, cuja edificação lhe é atribuída e terá sido feita por volta 1780-90 pelo mestre pedreiro João de Fontes[7]. Este elegante solar barroco, do último quartel do século XVIII, está armoriado com um escudo esquartelado de 1.º - CABRAIS, 2.º - SILVEIRAS, 3.º - CARDOSOS, e 4.º - MELOS; com um elmo de perfil, encimado por um coronel de nobreza. 

S. J. de Areias,
Casa das Armas Reais.
Casou a 26-VIII-1788 na Igreja de São João de Areias com D. ÚRSULA MARIA RITA TRIGUEIROS DA COSTA E LEMOS (n. 1753), nascida a 12-III-1753 e baptizada a 28-III-1753 na igreja de São João de Santa Cruz de Coimbra, apadrinhada pelo primo de sua mãe Jerónimo Trigueiros Martel Rebelo Toscano da Silva (1716-1792), de Idanha-a-Nova, com procuração ao padre José António Freixo, e pela mulher deste D. Constança Nunes Monserrate, com procuração a Martinho de Lemos das Neves. Testemunharam este enlace matrimonial o reverendo José Ferreira Borges cura da Igreja de São João das Areias, e o reverendo Caetano José Bento, assim como Bernardo José Tavares. Este casamento, tal como o de sua irmã D. Feliciana, não deixou geração pelo que os bens desta família passaram a parentes colaterais.

Sua mulher, D. Úrsula Maria, era filha de Caetano Neves de Lemos (c. 1750), morgado da Póvoa de Mosqueiros onde tinha a Casa dos Neves de Lemos com capela anexa, licenciado em Cânones pela Universidade de Coimbra, natural de São Miguel de São João de Areias, casado a 17-IX-1750 na Igreja de São João de Santa Cruz de Coimbra com D. Brites Teresa Trigueiros da Costa (n. 1725), baptizada a 10-V-1725 na freguesia de Eiras, em Coimbra, tendo por padrinhos Caetano Calisto Cabral e D. Brites religiosa no Convento de Santa Ana em Coimbra; neta paterna de Domingos Neves, natural de São Miguel, e de sua mulher D. Maria Gomes, natural da Póvoa de Mosqueiros; e neta materna de Jorge Trigueiros da Costa (n. 1698), homónimo de seu pai, que no baptismo era ANDRÉ tendo mudado no Crisma para JORGE, baptizado a 31-XI-1698 “em necessidade” pelo padre Pedro Geraldes Leitão, que sucedeu num morgado nos subúrbios da cidade de Coimbra onde se fixou em Agosto de 1723, e foi senhor da Quinta da Ribeira de Coselhas na freguesia de Santa Cruz em Coimbra onde residia em 1750[8], tendo casado a 18-IX-1723 na freguesia de Eiras, em Coimbra, com D. Úrsula Marques (n. 1683), baptizada a 11-II-1683 na freguesia de Eiras, concelho de Coimbra, apadrinhada por António Marques Cardoso e Úrsula Baptista.

Póvoa de Mosqueiros,
Casa dos Neves de Lemos.
Era neta materna do homónimo Jorge Trigueiros da Costa (1665?-1704), baptizado na Igreja de Santiago em Coimbra onde tinha familiares que eram vereadores da Câmara[9], o qual foi residente em Idanha-a-Nova, tendo falecido a 16-VII-1704 em Alcântara, Espanha, na qualidade de prisioneiro em consequência da Guerra da Sucessão deste país, «captivo que foi pello inimigo constou que falleceo em Alcantara (…) como constou por ditto de sua mulher» e ficou registado no livros de óbito de Idanha-a-Nova[10], o qual casou a 29-X-1685 em Idanha-a-Nova com D. Isabel Nunes Calvo (f. 1726)[11], daí natural e aí falecida a 20-VIII-1726, em cuja igreja matriz foi sepultada.

As ligações desta família de Idanha-a-Nova a Coimbra já eram antigas, pois, Sebastião Aleixo Trigueiros – o pai de Jorge Trigueiros da Costa (1665?-1704) – consta que era natural de Idanha-a-Nova, ou de Coimbra onde residiu na rua das Solas (hoje rua Adelino Veiga), freguesia de Santiago, e foi escudeiro e «homem nobre com criados e cavalos», assim como «procurador do número de Idanha-a-Nova» no reinado de Filipe I (1580-1598)[12], tendo casado com D. Luísa Guterres, filha de Jorge Gonçalves Guterres, «advogado que foi nesta cidade de Coimbra», e de sua mulher Isabel Antónia da Maia, todos eles naturais de Coimbra.

ANTÓNIO DE MELO CABRAL CARDOSO DA SILVEIRA (n. 1731), e sua mulher D. ÚRSULA MARIA RITA TRIGUEIROS DA COSTA LEMOS (n. 1753), senhores da Casa das Armas Reais, não tiveram geração do seu matrimónio pelo que a citada casa terá passado a parentes colaterais do marido, os quais desconhecemos quais foram.
D. ÚRSULA MARIA RITA TRIGUEIROS DA COSTA LEMOS (n. 1753) teve um irmão em cuja sucessão poderia ter recaído a posse da chamada Casa dos Neves de Lemos na Póvoa de Mosqueiros:


Assinatura de Domingos N. Lemos.
1.     DOMINGOS NEVES DE LEMOS TRIGUEIROS DA COSTA (b. 1751), baptizado a 21-X-1751 na freguesia de São Miguel, São João de Areias, concelho de Santa Comba Dão, filho do Dr. Caetano Neves de Lemos, morgado, e de D. Brites Teresa Trigueiros da Costa (n. 1725).
A 22-VI-1771, aos 20 anos de idade, tirou o bacharelato em Cânones na Universidade de Coimbra, e a formatura um mês depois, tendo sido juiz Ordinário e das Sisas (1777, 1799, e 1817).
Póvoa dos Mosqueiros,
Casa dos Neves de Lemos / Trigueiros.
Herdou em Póvoa de Mosqueiros, São João das Areias, a casa solarenga e a quinta que foi dos seus parentes Neves de Lemos, para onde foi residir em 1804[13].
Casou a 6-VI-1818 em Mouraz, concelho de Tondela, com D. ÚRSULA MARIA DE JESUS, também natural de São João de Areias, filha de Bernardo Pedrosa e de D. Caetana Maria.
Tiveram:
2.       FRANCISCO DE LEMOS TRIGUEIROS DA COSTA, que segue.

2.     FRANCISCO DE LEMOS TRIGUEIROS DA COSTA, natural de São Miguel de São João de Areias.
          Casou com D. ANA DELFINA DA COSTA, natural de Mourão.
Tiveram:
3.       JOSÉ ALEXANDRINO DE LEMOS TRIGUEIROS DA COSTA E BRITO, que segue abaixo.
3.       JORGE ALEXANDRINO DE LEMOS TRIGUEIROS DA COSTA E BRITO. S.m.n. 

3.     JOSÉ ALEXANDRINO DE LEMOS TRIGUEIROS DA COSTA E BRITO (c. 1847), natural da Póvoa de Mosqueiros, freguesia de São João de Areias.
Em 1847 pertencia ao Batalhão Provisório de Voluntários Nacionais Cartistas do Carregal do Sal e em 1848 estava no Batalhão Nacional de São João de Areias. Foi nomeado administrador do Concelho de São João das Areias (Carta de 13-III-1861).
          Casou com D. JACINTA LUCINDA, natural de Tibalde, freguesia de Fornos de Maceira Dão, concelho de Mangualde.
Filhos:
4.       ANTÓNIO DE LEMOS TRIGUEIROS, que segue abaixo.
4.       MARIA DE LEMOS TRIGUEIROS.
4.       BEATRIZ DE LEMOS TRIGUEIROS.
4.       NICOLAU DE LEMOS TRIGUEIROS. 

4.      ANTÓNIO DE LEMOS TRIGUEIROS que foi vereador da Câmara Municipal de Tondela, casado com D. CASIMIRA AUGUSTA PEREIRA DO VALE.
Filha:
5.       D. MARIA AUGUSTA DO VALE E LEMOS TRIGUEIROS, que segue.

5.       D. MARIA AUGUSTA DO VALE E LEMOS TRIGUEIROS, nascida em Vila Nova da Rainha, concelho de Tondela. Casou com DELFIM RODRIGUES LOBO, filho de Francisco Rodrigues Lobo (f. 1925).
           Filho:
 6.       ANTÓNIO DE LEMOS TRIGUEIROS DO VALE E LOBO (n. 1910), que segue.

6.        ANTÓNIO DE LEMOS TRIGUEIROS DO VALE E LOBO (n. 1910), nascido a 29-X-1910 em Vila Nova da
           Rainha, no concelho de Tondela. 
           Casou em 1935 no Sobral, concelho de Carregal do Sal, com D. EMÍLIA AUGUSTA DE MIRANDA
           MONTEIRO.
           Tiveram:
           7.       DELFIM MONTEIRO TRIGUEIROS LOBO (n. 1936), nascido a 16-X-1936 na Sé Nova, em Coimbra.
           7.       AMADEU MONTEIRO TRIGUEIROS LOBO (n. 1941), nascido a 30-III-1941 em Sobral, Carregal do
                     Sal. Casou com D. MARIA CLÉLIA MOREIRA DE CARVALHO ALMEIDA.
                     Filhos:
                     8.        HELENA SOFIA DE CARVALHO ALMEIDA TRIGUEIROS LOBO (n. 1967), nascida a 2-I-1967
                                em Avelãs de Caminho, Anadia.
                     8.        LUÍS CARLOS DE CARVALHO ALMEIDA TRIGUEIROS LOBO (n. 1968), nascido  a 6-IX-1968
                                em Avelãs de Caminho, Anadia.
                      8.       ANTÓNIO MIGUEL DE CARVALHO ALMEIDA TRIGUEIROS LOBO (n. 1977), o qual nasceu
                                a 15-III-1977 em Avelãs de Caminho, Anadia.
           7.       ANTÓNIO MARIA MONTEIRO TRIGUEIROS LOBO (n. 1943), nascido a 19-VI-1943.
           7.       ACÁCIO MONTEIRO TRIGUEIROS LOBO (n. 1948), nascido a 20-VII-1948 em Sobral, Carregal do
                     Sal.
                               Casou com D.  MARIA TERESA DE PINA CUNHA (n. 1955), natural da freguesia de Santa Maria da
                     Devesa, Castelo de Vide, filha de João Abel da Pina Cunha e de D. Maria Berta Martins de Pina.
                               Filha:
                     8.       D. RITA ALEXANDRA CUNHA TRIGUEIROS LOBO (n. 1981), nascida a 10-II-1981 em Castelo
                               de Vide.


Póvoa dos Mosqueiros,
Casa dos Neves de Lemos / Trigueiros.
Póvoa dos Mosqueiros,
Casa dos Neves de Lemos /
 Trigueiros
Póvoa dos Mosqueiros,
Casa dos Neves de Lemos / Trigueiros.

        
                     *   Fotos extraidas do Blogue «SOLARES E BRASÕES»,
                                                                            de Manuel Ferros 






Notas:


[1]        As Armas falantes são representações que têm analogia gráfica com o apelido que representam.
[2]        No assento de casamento não consta o apelido materno Rozeuma.
[3]     SEBASTIÃO RIBEIRO DE BRITO era filho de Valério Ribeiro das Neves (b. 1603), capitão-mor (1669), baptizado a 15-IV-1603 em S. J. de Areias, casado com D. Feliciana de Brito (f. 1687), falecida a 31-I-1687 mulher do capitão-mor está enterrada na Capela de Valeriano Ribeiro seu filho”; neto paterno de Valeriano Ribeiro Rozeuma de Brito, (b. 1656), capitão-mor, baptizado a 15-IV-1656, casado a 7-X-1678 em Vila Deanteira com D. Isabel Maria de Almeida (c. 1660).
[4]      Dados colhidos do assento de casamento de Francisco da Silveira de Eça com D. Feliciana Maria de Brito.
[5]      São João de Areias tinha nos finais do século XVII uma capitania-mor constituída por duas companhias de ordenanças, sob o comando de um capitão-mor, coadjuvado por um sargento-mor.
[6]      Os eleitos eram “homens bons e principais do povo.”, figuras de maior prestígio e seriedade da freguesia  (Neves, António N. da C., “Igreja Matriz …”. p.
[7]       JOÃO DE FONTES residiu na Póvoa de Mosqueiros (1769), onde terá construído a Casa dos Neves de Lemos, tendo passado posteriormente a morar na Vila de Óvoa (1780), concelho de Santa Comba Dão. Este foi o construtor da actual capela São Silvestre da Vila Deanteira (Séc. XVIII), em substituição do templo antigo que se encontrava completamente arruinado. O início desta sua última obra data de 1791, e terá sido iniciada após a conclusão da “Casa das Armas Reais”.  
[8]        Manuel Álvares Piteiros (n.1700), de Idanha-a-Nova, declarou num processo de justificação de nobreza «que Jorge Trigueiros Irmão da Avó do Justificante he pessoa bem conhecida delle Depoente fora susseder em hum grande morgado nos soburbios da cidade de Coímbra» (sic). – in ANTT, Cartório da Nobreza, Processo de Justificação de Nobreza  de Joaquim Rebello Trigueiros Martel Leite (Autos de 1786), Mç. 22, Doc. 15.
[9]      ANTT, TSO, Mç. 2, Diligência 55, Inquisição de Coimbra, Carta de Familiar de 20-XI-1699; e ANTT, Cartório da Nobreza, Processo de Justificação de Nobreza de Joaquim Rebelo Trigueiros Martel Leite (Autos), Mç. 22, Doc. 15.
[10]      O exército de Filipe V composto de 26.000 homens invade a zona de Idanha-a-Nova em Maio de 1704, ocupando, arrasando, incendiando e pilhando inúmeras povoações, nas quais faz grande número de mortos e prisioneiros. Por esta altura os exércitos invasores de Filipe V apoderaram-se de Salvaterra do Extremo, Segura, Monsanto e Castelo Branco. Estas operações militares provocaram uma total destabilização da região que durou até meados de 1705, prolongando a crise económica devido às más colheitas que se sucederam, até ao grande Inverno europeu de 1709-1710.
[11]      No distrito de Castelo Branco havia uma família de apelido Calvo, nomeadamente em Monsanto, que foi aparentada em Idanha-a-Nova com os morgados dos Geraldes. Desta conhecemos Fernão de Andrade Calvo (c. 1589) que em testamento de 1589, Instituiu um morgadio em Monsanto, assim como um Gonçalo Gonçalves Calvo, c.c. D. Catarina Geraldes, da qual teve geração que seguiu os apelidos VAZ NUNES, VAZ PRETO, e VAZ DE CARVALHO – Cf. Luís Bivar Guerra, A Casa da Graciosa, pp. 200-205. Conhecemos ainda o juiz João Nunes Calvo (c. 1622), e o tabelião de Monsanto António Calvo De Andrade (1640), mas desconhecemos qual o parentesco destes com a biografada. – in ANTT, Feitos Findos, Administração de Casas, «Sentença passada por João Nunes Calvo ...» Mç. 96 n.º 43 cx. 97.
[12]      ANTT, Chancelaria de Filipe I, Liv. 10, f. 31v. — O procurador do número era um dos oficiais da vila, de nomeação régia e regra geral com origem nobre, espécie de promotor de justiça encarregado de representar a colectividade em tribunal e responsável pelo alistamento militar.
[13]     NEVES, António Nunes da Costa, Igreja Matriz e Capelas da Freguesia de S. João de Areias – Santa Comba Dão, (Coimbra, GAAC, 2002), pp. 16,17.