2010-05-04

António Teodoro Ferreira Taborda de Azevedo Freire (c. 1818) - Monsanto, Alcaide, e Atalaia

António Teodoro Ferreira Taborda de Azevedo Freire
(c. 1818)


                     Forma:       Escudo esquartelado: o 1º de AZEVEDO – em campo de ouro com uma
                                        águia de negro estendida; o 2.º de FREIRE – de verde, com uma banda de
                                        vermelho, perfilada de ouro e abocada por duas cabeças de serpe do
                                        mesmo metal; o 3.º de FERREIRA – de vermelho, com quatro faixas de ouro;
                                        e o 4.º de TABORDA – de vermelho, com cinco cadernas de crescentes de
                                        ouro dispostas em sautor.
                     Local:        Conhecido documentalmente.
                     Data:          16-X-1818




ANTÓNIO TEODORO FERREIRA TABORDA DE AZEVEDO FREIRE (c.1818), foi capitão-mor da praça de Monsanto, e descendia de famílias de Penamacor e do concelho Fundão.
Segundo a sua carta de brasão de armas, era filho de JOSÉ MANUEL DE AZEVEDO FREIRE, sargento-mor da referida de praça de Monsanto, e de D. ANTÓNIA MARIA XAVIER TABORDA GRANDE, irmã do coronel de milícias João Xavier Taborda Pignatelli, do tenente coronel Miguel António Ferreira Taborda, e do sargento-mor de Infantaria Francisco Xavier Ferreira Taborda, os quais eram fidalgos conhecidos. 

Teve brasão de armas com escudo esquartelado de AZEVEDO, FREIRE, FERREIRA, e TABORDA, passado a 16-Out.-1818, registado no Cartório da Nobreza (L. VIII, fl. 12v), apenas conhecido documentalmente[1], ignorando-se a existência de qualquer pedra de armas que lhe corresponda.

Pelo lado paterno, era neto de ESTEVÃO VAZ DE AZEVEDO FREIRE e de INÊS FREIRE ROBALO; bisneto de LOURENÇO VAZ FREIRE e de MARIA DE AZEVEDO, todos naturais de Penamacor.

Pelo lado materno descendia da notabilíssima linhagem dos Tabordas das Beiras, pois era neto de ANTÓNIO TEODORO FERREIRA TABORDA, capitão de infantaria, fidalgo de solar conhecido e senhor dos morgados do Alcaide, Lomba (Sabugal?), e Atalaia; bisneto de JOÃO FERREIRA TABORDA, sargento-mor e governador da praça de Penamacor, administrador dos morgados anteriormente citados, e de sua mulher e prima BRITES MARIA TABORDA, filha de FRANCISCO TABORDA que serviu distintamente na Guerra da Aclamação e em Mazagão, tendo falecido no exercício do cargo de governador da praça de Almeida, o qual por sua vez era descendente de VASCO PAIS CARDOSO, alcaide-mor de Trancoso, senhor de Moreira; terceiro neto de ANTÓNIO FERREIA TABORDA, moço-fidalgo do rei D. Afonso VI, nono senhor da quinta, solar, e casa forte de Antão Alves, assim como quinto administrados dos morgados Alcaide e da Lomba, e de sua mulher ISABEL LEITÃO DA CUNHA AGUIAR, legítima descendente de PEDRO LEITÃO e de PEDRO FEIO; quarto neto de MARIA TABORDA, filha primogénita de SALVADOR TABORDA, e de sua mulher ISABEL LOPES DE ELVAS.

Pela citada carta de brasão de armas ficamos a saber que o armigerado, entre inúmeras figuras notáveis dos seus avoengos, era oitavo neto de SIMÃO FREIRE (c. 1573), fidalgo Casa Real e primeiro capitão-mor de Castelo Novo em 1573; décimo primeiro neto de ANTÃO ALVES FERREIRA, fundador da fortificada e murada Quinta de Antão Alves, que deu origem ao Solar de Antão Álves, e de sua mulher FRANCISCA SOTTO-MAIOR, a qual era filha de D. PEDRO SOTTO-MAIOR, senhor da Torre dos Namorados (junto à actual freguesia de Vale de Prazeres), duas antiquíssimas propriedades que desde tempos remotos andam envoltas em mistérios e lendas que a tradição conservou até aos nossos dias[2]; décimo sexto neto de ESTÊVÃO PIRES DE FERREIRA, instituidor do morgado e Casa de Cavaleiros, no Minho, cuja posse veio cair na família dos Marqueses de Marialva e dos Condes de Cavaleiros.

_________

Notas:

[1]   SANCHES DE BAENA, Visconde, Archivo heraldico-genealogico, 1.ª ed., Lisboa, 1872, pp. 88-92).
[2]   CUNHA, José Germano da, A Torre dos Namorados, Lisboa, 1866; 2.ª edição da Câmara Municipal do Fundão, 200

Sem comentários:

Enviar um comentário